Translate

quarta-feira, 10 de abril de 2013

Tecnologia e o arquivo fotográfico para memória coletiva



Os arquivos fotográficos se relacionam intimamente com a memória coletiva da sociedade, isso acontece porque uma história contada só toma realmente forma e veracidade na mente das pessoas quando é mostrada de forma visual.

Torna-se mais fácil disseminar a história da sociedade a partir de imagens mostradas que comprovam a verdade dos fatos contados. As imagens que são compartilhadas por todos e contam a história social de um grupo fazem parte da memória coletiva da sociedade. Sendo assim, essa ligação dos arquivos fotográficos e memória coletiva geram muito material para estudos e pesquisas.
Com a modernização de todos os segmentos da sociedade, a fotografia também teve suas modificações, sendo assim, os arquivos fotográficos também sofreram modificações que mudaram o modo de como eles interagem com a memória coletiva e a privada

Segue em anexo um artigo muito interessante sobre duas estudantes de arquivologia da UFES sobre a relação tenologia, arquivos fotográfico e memória coletiva e privada.



Nenhum comentário:

Postar um comentário